quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alerta: Loja Virtual CMYK Shop

Vocês sabem o que é CMYK?
Não, não estamos nos referindo à cartela de cores Ciano, Magenta, Amarelo & Preto (hehehe aqui). 
É algo mais desagradável.
Trata-se de uma loja virtual conhecida por CMYK Shop ou CMYK - E.R. Pinheiro Informática que está sendo investigada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI) pelo crime de estelionato. 

Essa loja virtual está com o seu site http://www.cmykrs.com.br/ fora do ar e seu telefone desligado. O endereço do escritório seria: Rua Amapá, 484, Matias Velho, Canoas/RS, 92340-000, telefone: 51-4063-9840 e e-mail: rafael@cmykrs.com.br -esses dados foram obtidos aqui. Esse site de vendas, que atuou em todo o país, funcionou legalmente por cerca de 4 meses, mas logo depois teria iniciado os golpes.

A CMYK anunciava eletrodomésticos e equipamentos de informática com valores bem abaixo do normalmente praticado no comércio -algo em torno de 40% de desconto- atraindo inúmeros interessados.
Para terem uma ideia dos preços e produtos, encontramos no site QueBarato.Com alguns dos produtos que teriam sido anunciados por essa loja:

 
Imagens daqui.



Muitos consumidores foram lesados ao realizarem compras nesse site, pois, atraídos pelos baixos preços, efetivavam a compra pagando à vista (depositavam na conta corrente, pagavam o boleto), mas não recebiam o produto que a loja prometera enviar pelos Correios. Após o pagamento (depósito) a CMYK não enviava o produto comprado, não retornava os e-mails, nem atendia os telefonemas e, como não possuía loja física, nada mais podia ser feito para contatá-la.

Encontramos várias reclamações de compradores que se sentiram enganados pela loja nos principais blogs dirigidos ao consumidor, confiram:

* site Reclamão.Com (link): 1 reclamação;
* site Expresso da Notícia (link): 3 avaliações negativas;
* site Favoritos (link): 3 comentários negativos;
* site Toda Oferta (link): 6 qualificações de venda negativas;
* site Biz Informação (link): 17 análises negativas;
* site Denuncio (link): 20 denúncias;
* site Confiômetro (link): 30 opiniões negativas;
* site Reclame Aqui (link): mais de 300 reclamações!

Reproduzimos abaixo duas reclamações:

1-postada em 22 de Maio de 2010 no site Reclamão (aqui):
"Efetuei minha compra no dia 11/05/2010. Foi um GPS Powerpack , no valor total de R$408,00, incluindo-se o valor da entrega por SEDEX (bem mais caro). Por conta de um problema com o boleto bancário, o dinheiro só foi descontado de minha conta no dia 17/05 (ainda no prazo). Mesmo assim, eles me enviam um e-mail dizendo que minha compra tinha sido CANCELADA! Tive que ligar diversas vezes para lá (interurbano). Passei mais de 30min ao telefone tentando resolver as situações. Depois de achar que estava tudo resolvido, peço que me enviem o código de RASTREAMENTO dos correios por e-mail , eles NÃO enviam! Daí tive de entrar no MSN para solicitá-lo. De posse do mesmo, acompanho o encaminhamento de \"meu\" produto. E ao fim do prazo legal de entrega, pasmem: o produto foi entregue em mãos a um certo algúem, a uma localidade 2750Km distante da minha!!!!! Em São Paulo! Mas eu estou em Recife - PERNAMBUCO!!! Ou seja, eles erraram em TUDO! O boleto não creditou o pagamento no prazo, eles NÃO enviaram o produto na data combinada, eles NÃO respondem os e-mails, eles cancelaram INDEVIDAMENTE minha compra, depois tentaram voltar atrás. Eles ainda enviaram meu produto para OUTRO ENDEREÇO, em outro estado, outra cidade, outra rua!!! Eles não erraram apenas o número de minha casa, erraram o endereço inteiro!!! Já se passaram 11 dias de minha compra e nada de receber o produto. E o dinheiro já está na conta deles! Comprei várias vezes no Mercado Livre e outras e-shops, e NUNCA tive problemas. você transfere o dinheiro, no mesmo dia te enviam o produto, e dois dias depois tá nas suas mãos. Simples e justo! Espero que isso seja solucionado de uma vez, para que eu não precise jamais contactar essa \"empresa\" de novo. Para quem está em dúvida se compra na CMYK ou não: NÂO COMPRE! Uma empresa é feita de pessoas, e há cidadãos BEM mais profissionais e responsáveis no Mercado Livre! Não se iludam com um site bonitinho e cheio de fotos coloridas. Isso não garante sua satisfação! Cuidado!".

2- postada em 16 de julho de 2010 no site Denuncio (aqui). Nós conferimos  e o processo existe:
"Má Prestação de Serviços CMYK SHOP RESPONDE A PROCESSOS NO PROCON DE UBERLÂNDIA/MG; NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS; NA JUSTIÇA DE MINAS GERAIS; E NA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS.
Em 25/09/2009 adquiri no site/sítio da Empresa (www.cmykrs.com.br) um fogão marca Bosch, modelo Express Control Piso de 5 queimadores, pelo valor de R$ 2.294,90.
O produto, conforme constava no site/sítio, deveria ter sido entregue no prazo de 15 a 30 dias úteis após a confirmação do pagamento.
Em 30/09/2009, a empresa confirmou o pagamento, fato que inaugurou o lapso temporal para a entrega do produto.
Em 06/11/2009 - 36 dias após a confirmação do pagamento -, em contato com a Empresa, esta manifestou que estaria promovendo a entrega até o dia 13/11/2009.
Porém este foi o primeiro de vários contatos sem que o produto fosse entregue.
Em 19/11/2009 representei a Empresa junto ao Procon de Uberlândia/MG (processo administrativo n. 627/2009). Determinada audiência de conciliação para o dia 17/12/2009, a Empresa, em que pese intimada, não compareceu. Foi condenada à revelia, fato que a colocou na "lista negra nacional" dos procon´s e deteminou o pagamento de multa. (Procon de Uberlândia/MG: Fone: 34.3291.1600).
Em 20/11/2009 representei a Empresa junto ao Ministério Público de Minas Gerais (promotoria especializada na de defesa dos consumidores), processo administrativo este que recebeu o n. PA 385/09. Intimada a prestar informações, a Empresa se omitiu. Reiterada a intimação, novamente se omitiu. Intimada agora para comparecimento em audiência, a Empresa não compareceu. Reiterada a intimação para comparecimento em audiência, novamente não compareceu. Nesta segunda audiência, o promotor de justiça oficiou ao delegado de polícia civil para que instaurasse inquérito policial para o delito que classificou como [editado pelo Reclame Aqui] (art. 171, CP). (Ministério Público do Estado de Minas Gerais: Fone: 34.3236.2613)
Em 11/02/2010 protocolizei junto ao juizado especial civil de Uberlândia/MG, ação de indenização por danos morais e materiais, processo que recebeu o n. 0138198-62.2010.8.13.0702
. (www.tjmg.jus.br no link "digite o número", no alto, à direita).
Espero colaborar para que outras pessoas não caiam nas falsidades desta Empresa e me coloco a inteira disposição para esclarecimentos e cópias dos processos que aqui em Uberlândia/MG estão em andamento e para outros procedimentos que alguém esteja promovendo.
".

No site do Procon-SP encontramos essa lista de sites fantasmas e, dentre os denunciados, está a CMYK:

Imagem daqui.
Lamentável, não?

Bom, diante de mais essa, não custa repetirmos alguns cuidados que devem ser tomados por nós, consumidores virtuais: 
 - lembrem: se quando negociamos pessoalmente já podem ocorrrer 'confusões', imaginem, virtualmente; 
- desconfiem de preços muito baixos; 
- não comprem de quem vocês não conhecem; 
- guardem todos os comprovantes possíveis do negócio e informações do vendedor; 
- evitem pagamento (integral) à vista, prefiram pagamento via cartão de crédito.
Para completar, ouvimos de um delegado de polícia algo como, que 'só' seria vítima de golpe quem quer levar vantagem (fácil). Vale a pena ser cuidadoso.

Uma ressalva: existe uma loja chamada CMYK Shop (http://www.cmykshop.co.uk/) que lida com artigos fotográficos. Ao que parece, nada tem a ver com a CMYKrs investigada.

Fica o alerta!
E boas compras!!

___________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar

|