quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dica: Internet Banking Seguro


 
Imagem daqui.
Coisa boa ter o mundo ao alcance das mãos bastando apenas um clique, né? Comprar e acessar nosso banco via internet é uma facilidade incrível!
Mas, como tudo o que é feito online, essas aventuras virtuais requerem cuidados especiais, afinal as fraudes também estão por aqui.

E, verdade seja dita, a maior culpada é a falta de informação! Os bancos não divulgam informações suficientes e os clientes, por desconhecimento, acabam (sem querer..) clicando em links com programas maldosos que roubam senhas e fazem aquele estrago na conta bancária. (A gente fica só imaginando os nossos pais realizando transações bancárias via internet..que prato cheio!!! :/)
Bom, mas caaaaalma que o Casal aqui vai te dar uma mãozinha para prevenir essas pegadinhas e, assim, tu vais continuar navegando e comprando..
  
Então, como nos precaver das fraudes virtuais e ter um pouco mais de segurança quando estivermos realizando o internet banking?

Em primeiro lugar, tu deves tomar todos aqueles cuidados básicos, conforme orientam o PROCON e a FEBRABAN:
 - Manter o sistema operacional e os programas antivírus do teu aparelho atualizados e utilizar um firewall;
- Evitar entrar no Internet Banking através de computadores instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cybercafés, lan-houses; e compartilhados com outras pessoas, como o do teu local de trabalho ou estudo;
-Trocar periodicamente a senha utilizada para acessar o teu banco na Internet;
- Mantenher os dispositivos de segurança do teu banco (como cartões de senhas e tokens) em local seguro e fora da vista de terceiros;
- Na dúvida quanto à segurança de algum procedimento no Internet Banking: entrar em contato com o banco;
- Acompanhar os lançamentos na tua conta corrente: no caso de qualquer crédito ou débito irregular, entrar imediatamente em contato com o banco;
 - Os bancos nunca telefonam para o cliente para solicitar senhas, nem pedem que ele digite todos os dados usados para autenticação de uma só vez. Se desconfiares ou estranhares o formato da tela ou algum pedido por telefone: entrar em contato imediatamente com o banco e expor de forma clara a tua suspeita.

Imagem daqui.
Além disso, também é importante tu atentares ao fato de que: 
- Os domínios falsos possuem um nome muito parecido como verdadeiro, normalmente se baseiam na mudança de poucas letras geralmente próximas no teclado. Então, digitar pausadamente e com atenção o endereço eletrônico do banco, pode ajudar a evitar o golpe do registro falso.
- Todos os bancos aderiam ao domínio "banco.b.br", desde o começo desse ano. Então, digita esse em vez do antigo.
- Os criminosos usam links patrocinados para aparecer no topo da página de pesquisas e levar o usuário para suas páginas piratas, então, não usa o Google para procurar a página do teu banco.
- Ao constatares a existência de um domínio falso, entra em contato com o "Registro.br" (orgão responsável pelo gerenciamento de domínios no Brasil) para desativação e remoção do pirata.
- A lista completa dos domínios tu encontras aqui.

Superada a etapa de digitação correta do site, chega o momento de verificar a autenticidade do site acessado! Há 4 formas básicas de testar a autenticidade de um site. Então, da próxima vez que tu estiveres diante da página do banco não esquece de:
1º - Minimizar a página. Se o teclado virtual também minimizar, o site está correto, então, pode seguir o próximo passo. No entanto, se ele permanecer na tela com o mesmo tamanho (sem minimizar) é pirata! Não teclar em mais nada. 
2º - Digitar  a senha errada na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada! Mas, se o site não acusar erro, é mau sinal. Sites piratas não tem como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.  Pode ir parando por aí.
3º - Verificar o cadeado. Isso mesmo, tem que ter um ícone de um cadeado no rodapé da página do site verdadeiro. Clicando 2 vezes sobre esse ícone, deverá aparecer uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site. Muito cuidado, pois em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e, ao clicar 2 vezes sobre ele, nada acontecerá. Sai daí!
4º- Conferir se tem uma conexão segura, ou seja, tem que começar com "https". Todos os sites de autenticação de banco começam com "https". Os sites piratas normalmente não apresentam esse tipo de conexão. Não tem, cai fora!
Imagem daqui.
Se, mesmo tomando todos esses cuidados, tu fores vítima de uma fraude ao realizar transação bancária online, tu deves ser imediatamente assistido pelo banco e seguir a orientação passada por ele. Além disso, deves registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) na delegacia mais próxima, ou nalguma especializada em crimes de informática (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília já têm). Como a responsabilidade é do banco, tu tens que receber a quantia de volta; mas caso isso não ocorra, deves procurar as entidades especializadas na defesa do consumidor (PROCON, IDEC). 

Neste link (seguro!) tu encontrarás a Cartilha de Segurança na Internet com mais dicas importantes.

A atenção na navegação vale para todos os tipos de sites. Com isso a chance da aventura online continuar segura é grande. E só nos resta desejar.. boas compras!!!

Para acompanhar outras sugestões, dicas, alertas, opiniões: @casalpromo ... é o blog no Twitter
_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar

|