quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dica: Black Friday

Sexta, 28/novembro, é a grande promoção "Black Friday" nos Estados Unidos. E hoje a gente te conta tim-tim por tim-tim os detalhes da versão Tupiniquim! :)



Sim, guardadas as devidas proporções, o Brasil também está importando mais essa tradição. 
Ao que se sabe, até então, nas nossas 3 edições anteriores, esse dia tem sido carinhosamente chamado de "Black Fraude". Será que este ano vai ser assim de novo?



No que depender da gente, não! E cada vez mais, não!

Verdade seja dita, se nos Estados Unidos (onde tudo começou) não tem como controlar 100% das promoções, não seria aqui que seria tudo perfeito e teríamos como garantir que os grandes descontos anunciados fossem de fato aplicados (há quem fale em apenas 30% de desconto efetivo). Realmente, há a chance de pagarmos o preço normalmente aplicado. É um risco que se corre.
E, digamos que tu decides arriscar, e de repente estás diante do que parece ser um bom negócio: como saber que não existem outras armadilhas? 
Sem problemas, nós vamos te ajudar a identificar as principais armadilhas! 

Quem costuma acompanhar o nosso blog já sabe como realizar boas compras, mas vamos relembrar algumas dicas:

# É possível que num dia agitado como esse, golpistas atuem com mais eficiência: enviem e-mails, publiquem posts, ou criem sites falsos, com anexos infectados ou com links que te direcionam a sites fraudulentos ou instalam malwares no computador ou dispositivo móvel. Fica atento! Teus dados podem ser roubados. 
Para evitar essa incomodação, tens que cuidar a origem das promoções: ofertas vindas por spam na caixa de e-mails, e-mails de oferta não solicitados, falsas promoções divulgadas através de perfis (que na verdade são perfis fake) de marcas conhecidas nas redes sociais (como Twitter, Instagram e Facebook), sites ou lojas estranhos, todos esses, embora tenham aparência de confiáveis, podem não ser. 
Então, a regra é: havendo desconfiança, não abrir, não clicar, não compartilhar, e denunciar, certo? (Informação extra: para bloquear posts indesejáveis nas redes sociais, basta instalar plugins como unspoiler e rather.) 

# Preferencialmente buscar as lojas e os sites que contenham o selo "Black Friday Legal" emitido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico às empresas que se comprometeram ao Código de Ética do Black Friday 2014 no Brasil. Este selo garante que a promoção não tem irregularidade.



# Fazer uma lista de todos os itens que pretendes adquirir (além de realizar uma compra consciente e evitar aquela por impulso, ainda agiliza o processo). Feito isso, pesquisar e comparar a variação dos preços dos produtos ao longo dos últimos meses em sites (e aplicativos) especializados, como BondFaro, Buscapé, Shopping UOL, Bizoo, Zoom e Baixou.

# Antes de acessar o site ou a loja: confirmar a segurança da conexão, verificar se na barra de endereço do site existe um cadeado (clicar e confirmar o certificado). Não realizar transações, pagamentos em computadores públicos ou compartilhados.

# Somente comprar em sites e lojas conhecidas. 
Havendo dúvida sobre a idoneidade da loja: conferir se a empresa existe mesmo, se tem razão social, se tem número de CNPJ, se ela tem algum endereço físico (não só e-mail, mas telefone e loja física); confirmar a reputação da empresa em sites especializados na defesa do consumidor - como o Procon (o Procon SP tem uma lista aqui) e o Reclame Aqui-, e no site da Receita Federal.

# Escolhidos os sites onde pretende comprar, fazer o cadastro nestes (previamente) para agilizar o processo da compra no dia D, não congestionar o site e não perder o produto - às vezes os estoques são limitados dependendo da especificidade do item (tamanho, cor, modelo).

# Somente efetivar a compra após esclarecidas todas as condições de venda (olhar previamente e confirmar no dia D): as formas de pagamento, os prazos de entrega e a política de devoluções. Evitar comprar por depósito bancário ou boleto. Há mecanismos de pagamento online que garantem a transação, como o PagSeguro e o PayPal (não esquecer de fazer o cadastro previamente).

# Salvar ou imprimir todas as telas do processo: a tela com o cadastro no site, com a oferta anunciada e com o preço da compra finalizada (sim, algumas lojas mudam o preço na hora de finalizar a compra, cuidado!), a descrição do produto comprado, e com as confirmações da compra e do pagamento efetuado. (O seguro morreu de velho...)

De toda forma, e sem descartar nenhum dos cuidados acima, é bom esclarecer ainda que, mesmo em caso de produto em promoção, o Código de Defesa do Consumidor ainda irá regular essa relação. Então: 
+ Assim como o comprador tem que honrar seu dever de pagamento, a empresa continua com o seu dever de cumprir a oferta anunciada e disponibilizar atendimento ao consumidor para dúvidas. 
+ Os prazos permanecem: são até 07 dias para desistir da compra feita fora de loja física (à domicílio, via  telemarketing, catálogo ou internet) a contar da aquisição ou recebimento do produto; até 30 dias para reclamar de defeitos aparentes em produtos não duráveis e 90, em duráveis, a contar da identificação do problema. 
+ Atenção aos produtos importados adquiridos aqui: essa transação somente segue as regras do Brasil se os produtos forem adquiridos em empresas legalizadas. 
+ O consumidor só deve assinar o recebimento de um produto após atestar o bom estado em que se encontra. Qualquer irregularidade deve ser justificada e cabe responsabilizar a empresa.

Tomadas todas essas precauções, sem afobação e com um pouquinho de organização e foco, dá para vasculhar uma boa oferta e aproveitar a Black Friday Tupiniquim!



Percebeu-se que a cada ano as lojas brasileiras estão investindo mais e, nesta edição, estão até antecipando (e estendendo à semana toda) as suas promoções.

Então, para facilitar ainda mais as tuas compras, estes são alguns dos sites (e aplicativos) que reúnem ofertas de várias lojas e marcas: BuscaDescontoCupoNation Baixou Agora.

E, para ampliar a tua pesquisa, algumas das promoções da Black Friday previamente anunciadas:
- O site de compras coletivas Tchê Ofertas anunciou que está preparando um dia repleto de promoções. A cada hora serão lançadas novas ofertas e os cupons serão limitados. A promessa é de até 86% de desconto.
- A farmácia Panvel também já divulgou que selecionou alguns produtos de algumas marcas e irá aplicar desconto de até 70% nas compras na sua loja virtual.                             
- A revendedora dos produtos Tramontina, a loja virtual Gift Palace, está oferecendo até 50% de descontos nos itens selecionados.                                
- A loja virtual da Datelli também está prometendo até 70% de desconto.
- O site da Americanas diz que quer surpreender e já está aberto para cadastros prévios.
- O site Submarino promete até 80% de descontos.
- O serviço de fotos online da FnacFotos também diz que aplicará 70% de desconto.
- E a multimarcas virtual Dafiti está anunciando até 70% off.
- A Sephora anuncia 20% de desconto nas lojas físicas também.
- O programa de milhagens Multiplus (da Tam) está oferecendo pontuação extra com seus parceiros ao longo da semana.

Só resta pesquisar (antes de pagar) para ver!


Caso tu te depares alguma irregularidade tu deves denunciar: no Procon (Plantão Black Friday: telefone: 151 – somente cidade de São Paulo; site: www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp; facebook: www.facebook.com/proconsp; twitter: @proconspoficial #BlackFridaynamiradoProconSP)no site Reclame Aquino site Black Friday e direto na loja anunciante.


E... boas compras!

Imagens daquidaqui, daqui, daqui e daqui

Para acompanhar essa e outras sugestõesdicasopiniões: segue o nosso blog no  Twitter@casalpromono Facebook: Casal Promocional e no Google+:  g+CasalPromocional !

Abraço do Casal.
@casalpromo #casalpromo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar

|